Blog
Camila Cenci
Camila Cenci
- Vinhos
16 Fev 2024 -

Métodos de Produção dos Vinhos Rosés

Os rosés são feitos a partir do suco de uva de vinho tinto exposto a um contato restrito com as cascas da uva.
Métodos de Produção dos Vinhos Rosés

Os rosés são feitos a partir do suco de uva de vinho tinto exposto a um contato restrito com as cascas da uva. Entre os métodos de elaboração dos rosés, estão a prensagem direta, a maceração curta, sangria e corte.

Na prensagem direta, as uvas tintas são esmagadas delicadamente da mesma forma como na produção dos vinhos brancos, fazendo com que o suco seja levemente pigmentado pelas propriedades das cascas. Em seguida, a bebida segue para fermentação sem as cascas. Este processo costuma resultar em vinhos mais delicados no paladar e de cores mais claras na taça. 

Na maceração, o preparo é como o do vinho tinto, mas com as uvas adequadas para o rosé. A uva é prensada e levada a tanques de fermentação, onde é mantida em contato com o líquido por um curto período de tempo, que pode variar entre seis e 24 horas.

Quando a bebida chega à cor desejada, o suco é separado das cascas e inicia-se a fase da fermentação. O breve contato com a casca, além da coloração, traz propriedades específicas, como tanino e aromas 

Além da prensagem direta e da maceração, há também a produção dos rosés por meio da sangria, que retira o líquido para elaboração do rosé no início da fermentação das uvas durante o preparo do vinho tinto. 

Quando o açúcar começa a ser transformado em álcool, uma parte é retirada para que o rosé seja preparado, enquanto o restante do mosto segue para a produção do tinto. Por isso, este método é menos utilizado, e faz com que muitos considerem o rosé um subproduto do vinho tinto. 

Por fim, os rosés preparados com o método de corte são os que surgem da mistura entre o vinho tinto e o vinho branco. O processo não é permitido na Europa, mas é adotado em países como Estados Unidos e África do Sul.

Fonte: Wine

Agora que já conheceu as principais características e os métodos de produção deste queridinho, que tal descobrir as possibilidades à mesa? Continue de olho no meu perfil para conhecer harmonizações!


Blog da Camila