Sustentação x Condução da Videira

Quando citamos sistema de condução da videira, logo pensamos no formato como o vinhedo é construído. Isso não está de todo errado, mas tecnicamente é mais adequado chamarmos o “formato do vinhedo” de sistema de sustentação da videira. Logo, isso faz parte do conjunto de técnicas que compõem o sistema de condução da videira, ou seja, a sustentação é apenas um dos inúmeros elementos da condução.
Para definir como conduzir o seu vinhedo, a principal pergunta que o viticultor precisa responder é: qual será a finalidade das uvas que irei produzir neste lugar? Esta pergunta é um pouco complexa e requer certa experiência sobre o local de cultivo e seu potencial, pois deve-se levar em consideração estudos conduzidos na região ou, na ausência destes, adaptar estudos de locais com solos e clima similares. Além dessas questões edafoclimáticas (solo e clima), deve-se considerar a disponibilidade de recursos financeiros, a disponibilidade de mão-de-obra especializada e, principalmente, as demandas e oportunidades do mercado.
Esse conjunto possibilita ao viticultor lograr desde abundantes produções até grande qualidade, mas, geralmente, esses dois parâmetros estão em lados opostos da balança; e o seu equilíbrio depende quase que exclusivamente da condução que é dada à videira.
Com isso, é possível identificar qual a melhor forma de conduzir um vinhedo em um determinado local, com uma finalidade específica, e, se as escolhas forem acertadas e bem conduzidas, o resultado poderá ser um vinho adequado à demanda.
Fonte: Revista Adega
Gostou do conteúdo e quer saber mais dicas? Acesse o meu portal ou ative as notificações das minhas redes sociais!