E Depois de Aberto, Como Conservar o Vinho?
Para quem é apreciador de um bom vinho, nada como abrir uma garrafa para relaxar após um dia de trabalho ou mesmo para acompanhar uma refeição.
Mas, nestes casos, eventualmente surgem algumas dúvidas: posso guardar o vinho que sobrou pela metade? Como devo armazená-lo de forma que ele fique conservado por mais tempo?
É importante saber que, ainda que tenha um potencial de guarda, os vinhos são expostos ao oxigênio quando as garrafas são abertas, e isso faz com que as principais características sensoriais da bebida sofram alterações.
Isso ocorre porque o vinho é uma bebida viva, que está sempre evoluindo por meio de reações químicas. Quando a rolha é retirada, aumenta-se a intensidade desses processos sobre as propriedades originais do vinho.
Vale ressaltar que cada garrafa pode ter um comportamento diferente, e até por isso a dica é consumir a garrafa por completo no mesmo dia de sua abertura.
Também vale investir em exemplares menores, como os de 375ml.
Espumante (Champagne, Prosecco, Cava)
Depois de aberto, o espumante perde suas características muito rapidamente, principalmente a perlage, as famosas bolhas de gás carbônico da bebida.
O vinho espumante não estraga de um dia para o outro, se for guardado em temperatura baixa, mas o gás e os aromas inevitavelmente se perderão.
Por isso, a dica é consumir a garrafa por completo logo após sua abertura.
Vinhos branco e rosé
Armazenados na geladeira ou em uma adega climatizada, o vinho branco e o vinho rosé podem ser consumidos até um dois após sua abertura.
O frescor e a intensidade dos aromas estará um pouco mais sutil, mas os vinhos ainda vão estar bons para o consumo.
Vinho tinto
De maneira geral, os vinhos tintos possuem mais estrutura que os espumantes, e os vinhos branco e rosé. Portanto, duram um pouco mais depois de abertos, desde que sejam armazenados da forma correta.
Os tintos mais simples e jovens podem ser consumidos em até dois diase sem grandes perdas nos aromas e no paladar.
Os tintos mais complexos, com taninos presentes, mais alcoólicos e amadurecidos alguns meses em barricas de carvalho, suportam cerca de quatro dias também sem grandes alterações.
Vinho do Porto e vinhos fortificados
Mesmo com teor alcoólico bastante alto, o vinho do Porto e os fortificados também sofrem perdas e oxidação após abertos.
Cada garrafa se comporta de uma forma, mas em geral estes vinhos duram até 30 dias sem alterações significativas em suas qualidades e características.
Para isso, precisam ser conservados em adega ou geladeira, para evitar que as temperaturas mais altas acelerem a deterioração do vinho.
Fonte: Wine
Gostou das dicas? Não deixe suas dúvidas estragarem seu prazer de degustar um bom vinho. Me acompanhe nas redes sociais e visite o meu portal para mais conteúdos sobre vinhos.