Por que a Uva Chardonnay Faz Tanto Sucesso?
Da França, onde alcançou sua mais alta expressão, para o mundo, onde se tornou a queridinha dos amantes dos vinhos. A Chardonnay é a uva branca mais cultivada do planeta e virou sinônimo de vinhos elegantes. Tudo isso não é fruto do acaso.
Mas o que explica o sucesso da Chardonnay? A qualidade dos vinhos brancos da Borgonha, onde essa uva revela sua grande versatilidade, em especial na sub-região de Chablis, contribuiu para que ela se difundisse no restante do mundo.
Há motivos de sobra. Os Chardonnay da Borgonha são suculentos, possuem aromas e sabores bem definidos, e a acidez elevada faz salivar. De grande potencial de guarda, os melhores rótulos podem envelhecer por décadas.
Outras vantagens da Chardonnay são a facilidade de cultivo e a brotação que ocorre cedo, limitando assim o risco de sofrer geadas da primavera.
Segundo a crítica britânica Jancis Robinson, a falta de aromas dominantes da própria uva, a Chardonnay pode ganhar uma ampla gama de aromas que dependem do terroir onde é cultivada e, sobretudo, da intervenção do enólogo.
Na América Latina, há belos Chardonnays produzidos na Argentina e no Chile, que mostram muita elegância e complexidade, graças a um sábio uso do amadurecimento em barrica.
Geralmente, a uva dá vida a vinhos frescos e frutados, com toques de maçã golden, limão, carambola e abacaxi. Na Argentina e Chile, o perfil tende a ser mais encorpado e amanteigado.
Essas texturas cremosas e untuosas derivam da fermentação malolática, que transforma o ácido málico em ácido lático, o mesmo que se encontra em laticínios, o que explica a presença de notas de creme e manteiga.
Fonte: G1
Gostou do assunto e quer saber mais sobre o universo dos vinhos? Acesse o meu portal e ative as notificações das minhas redes sociais.