Por quanto tempo é possível guardar o vinho?
Existe um ditado que diz que quanto mais velho, melhor o vinho. Mas essa sabedoria popular está longe da verdade. Cada tipo e estilo de vinho possui seu próprio tempo de vida, determinado por vários fatores.
Ao navegarmos pelas páginas da Wine, podemos observar que os vinhos possuem uma ficha com dados sobre o produto. Nela é possível encontrar informações sobre o potencial de guarda do vinho, ou seja, indica o tempo ideal para consumir o vinho no seu melhor estado.
Durante esse tempo, há uma evolução positiva de aromas e sabores se bem conservado. Após passado esse tempo, o vinho começa a declinar até não ficar bom para o consumo.
Essa estimativa está ligada principalmente ao tipo de armazenamento, a qualidade da uva e à cor. Vinhos brancos, por exemplo, tendem a durar menos por terem uma concentração menor de compostos antioxidantes.
O local deve ser fresco, com temperatura média de 13 a 15°C, com umidade controlada, entre 65-75%, e as garrafas não devem ficar expostas à luminosidade durante o transporte e o armazenamento. A iluminação excessiva é um dos perigos mais mortais para qualquer vinho.
Outro fator que ajuda na longevidade do vinho é a qualidade da uva. Essa qualidade depende de como foi o ciclo da videira, como ela maturou. Se chover muito durante a época que a uva está na fase de amadurecer, os compostos químicos naturais, como os antioxidantes, são diluídos e a uva não terá qualidade exemplar.
Consequentemente, o vinho deve declinar mais rápido do que se a safra tivesse sido ótima. É possível consultar alguns guias especializados e saber se a safra estampada na garrafa foi boa ou ruim. E o tipo de uva utilizada também influencia para determinar o tempo de vida da bebida.
Todo vinho possui infância, juventude, maturidade e velhice. Esses estágios são a sua evolução e cada um reage de uma maneira, chegando à velhice mais cedo ou mais tarde.
Fonte: Wine
Gostou deste conteúdo? Acesse o meu portal ou as minhas redes sociais para saber mais!