Blog
Camila Cenci
Camila Cenci
- Curiosidades
20 Dez 2024 -

Conheça o Segredo por Trás das Melhores Cartas de Vinhos

A expectativa de encontrar aquela taça perfeita pode ser um dos maiores prazeres de uma refeição fora de casa ou mudar totalmente a experiência em um restaurante.
Conheça o Segredo por Trás das Melhores Cartas de Vinhos

Se você é um amante de vinho, sabe como é emocionante entrar em um restaurante e se deparar com uma carta da bebida repleta de opções fora do óbvio.

A expectativa de encontrar aquela taça perfeita pode ser um dos maiores prazeres de uma refeição fora de casa ou mudar totalmente a experiência em um restaurante.

No entanto, ao se deparar com uma infinidade de rótulos, é natural se perguntar: como todas essas opções foram parar ali? 

Historicamente, a elaboração de uma carta de vinhos no Brasil não era uma prioridade para a maioria dos restaurantes. Muitas vezes, os menus eram formados com base em uma seleção limitada de rótulos, frequentemente escolhidos por apelo comercial e disponibilidade.

No entanto, à medida que o mercado de vinhos evoluiu, a oferta se diversificou e a bebida ganhou um espaço mais relevante no setor gastronômico, tornando-se, muitas vezes, um fator decisivo para o consumidor escolher ou não o estabelecimento.

Segundo dados da Wine Intelligence Brazil do ano passado, a base de consumidores regulares da bebida mais do que dobrou em pouco mais de 10 anos no Brasil: o salto foi de R$ 20 milhões em 2012 para R$ 42,3 milhões em 2023.

Em outro tópico, a pesquisa apontou que, em 2022, 82% de bebedores de vinho afirmaram consumir a bebida em restaurantes. Quando o assunto é bar, este número foi de 61%, mostrando um aumento em relação a 2021 de 7%.

O relatório trouxe ainda outro dado interessante: 70% dos consumidores brasileiros declararam gostar de provar novos estilos de vinhos regularmente (em modo descoberta). Esta proporção é maior do que outros mercados, como Colômbia, Estados Unidos e China, por exemplo.

“Os dados de pesquisa apontam o aumento da população que consome vinho com regularidade. Isso levou a expansão do mercados de vinho no geral”, explica Rodrigo Lanari, fundador da consultoria Winext. “Hoje, há muito mais opções disponíveis em mercados, lojas especializadas, pontos de venda, e consequentemente restaurantes.”

“Classificamos os consumidores em três tipos: aquele que está aberto a novidades, estilos e regiões; outro que compra vinho com base no preço; e aquele consumidor que já sabe o que gosta”, continua Lanari. “O Brasil chama a atenção por essa grande parcela de consumidores abertos. Como temos muitos novos consumidores, este modo descoberta tem um número expressivo”

Fonte: CNN

Gostou desse conteúdo e quer saber mais? Acesse o meu portal ou confira as minhas redes sociais.


Blog da Camila