Blog
Camila Cenci
Camila Cenci
- Dicas
15 Abr 2024 -

Tipos de Vinho: 5 Principais que Você Precisa Conhecer

Engana-se quem acha que o vinho difere só nas cores ou rótulos.
Tipos de Vinho: 5 Principais que Você Precisa Conhecer

Engana-se quem acha que o vinho difere só nas cores ou rótulos. Essa bebida é bem complexa e apresenta diferentes características, sabores e variedades.

Para ajudar você a entender mais sobre o universo dessa bebida, vamos apresentar 5 principais tipos de vinho que você precisa conhecer. Confira:

1. Vinho tinto

É o tipo de vinho mais consumido no Brasil. Os vinhos tintos são produzidos por meio da fermentação do suco extraído de uvas tintas.

As principais uvas usadas para fazer esse tipo de vinho são a Cabernet Sauvignon, Carménère, Malbec, Merlot, Tempranillo, Pinot Noir, Syrah, entre outras.

Por causa da grande variedade de uvas existentes para a produção de vinho tinto, a bebida pode ter estilos e gostos muito diferentes, de acordo com as características de sua produção.

2. Vinho branco

O vinho branco pode ser produzido a partir de uvas brancas e tintas, com método de produção distinta ao do vinho tinto.

Com sabor frutado e coloração mais dourada, os vinhos brancos ainda não caíram totalmente no gosto brasileiro, mas são uma ótima pedida e estão ganhando cada vez mais adeptos.

São indicados para serem servidos gelados e acompanham muito bem comidas leves como queijos, peixes e frutos do mar.

Entre as uvas mais conhecidas produtoras de vinho branco estão a Chardonnay e a Sauvignon Blanc.

3. Vinho rosé

O vinho rosado, mais conhecido como rosé, é produzido a partir de uvas tintas por diferentes estilos de vinificação.

Um destaque para a região de Provence, na França, principal e mais conhecida região produtora de vinho rosé no mundo.

Cada vez mais apreciado pelo sabor, sofisticação e custo-benefício, o vinho rosé é considerado ideal para o verão, e deve ser servido a uma temperatura em torno dos 8 graus.

A bebida, bastante prestigiada em várias regiões, harmoniza muito bem com o clima tropical brasileiro e é uma opção que ganha cada vez mais adeptos.

4. Espumante

Bastante apreciado em celebrações e eventos, o espumante tem um crescimento cada vez mais expressivo no Brasil.

Ele é um tipo de vinho produzido com gás carbônico dissolvido. Também é conhecido como um vinho com “perlage”, que significa borbulhas.

Pode ser produzido a partir de dois processos: Champenoise (tradicional) e Charmat.

As principais uvas que produzem o espumante são Chardonnay e Pinot Noir. Eles podem ser brancos (os mais tradicionais) rosés e até tintos.

Apesar de muitas pessoas associarem o espumante ao Champagne, é bom dizer que as duas bebidas são diferentes.

O Champagne é uma bebida produzida especificamente na região francesa de mesmo nome.

Assim, é correto dizer que todo Champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um Champagne.

5. Vinho licoroso

Os vinhos licorosos mais conhecidos são os fortificados e os de colheita tardia.

O vinho fortificado é uma bebida que tem a fermentação interrompida antes do término pela adição de aguardente vínica. Com a elevação do teor alcoólico, as leveduras param de agir, deixando dulçor no vinho.

Ele é caracterizado pela quantidade elevada de teor alcoólico - estima-se que tenha entre 19% e 22% - além de ser elaborado com alta quantidade de açúcar.

Eles são produzidos por uvas brancas e tintas. Os mais conhecidos e populares são o Vinho do Porto e o Jerez.

Outro estilo muito conhecido é o Late Harvest, também conhecido como de colheita tardia.

São vinhos comumente doces, os famosos vinhos de sobremesa. Diferente do Vinho do Porto, tem um teor alcoólico mais baixo.

É importante ressaltar que o vinho licoroso não se assemelha com o vinho suave, que também é bastante conhecido por seu sabor mais adocicado.

Diferenças entre os tipos de vinho

Agora que você já conhece diferentes tipos de vinho e suas particularidades, vamos mostrar quais são as principais diferenças entre os tipos de vinho, que fazem com que cada um deles seja único e muito particular.

A principal diferença entre os tipos de vinho são as uvas usadas na produção de cada bebida. O tipo de uva influencia diretamente no gosto, no aroma e no resultado final da bebida.

Algumas uvas deixam o sabor forte da fruta, outras são mais leves, e ainda há aquelas com pigmentação tão forte em sua casca que deixam o vinho com uma cor mais escura.

De modo geral, nenhum vinho será igual, pois dependerá de uma série de fatores como a escolha da uva, a viticultura, a vinificação e o Terroir, por exemplo.

Além disso, os tipos de vinho também variam de acordo com a cor, com a quantidade de açúcar e gás carbônico e com o teor alcoólico.

Fonte: VM Vinhos

Quer ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos vinhos? Siga as minhas redes sociais e acompanhe o meu portal para mais dicas, curiosidades e novidades! Não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e apreciar ainda mais essa bebida fascinante.


Blog da Camila