Como Guardar o Vinho que Sobrou na Garrafa
Abriu aquela garrafa de vinho especial, tomou um pouquinho e agora não sabe onde guardá-lo?
Muitas pessoas têm a dúvida de até quantos dias é seguro para deixá-lo na geladeira.
Acontece que depois de aberto, o vinho entra em contato com o oxigênio e acontecem reações de oxidação, o que é importante até certo ponto para o vinho respirar. Todavia, quando em excesso, o vinho vai perdendo suas características sensoriais, ou seja, entra em declínio, por isso a importância de saber guardá-lo adequadamente após aberto.
Mas há algumas formas de evitar isso. Veja como guardar corretamente o vinho que sobrou na garrafa!
Resto de vinho na garrafa? Saiba o que acontece!
O restante do vinho que fica na garrafa sofre mudanças considerando que o líquido está em constante transformação desde o seu envase.
Assim que é aberto, o vinho ganha ainda mais contato com o ambiente e fica vulnerável à proliferação de milhares de bactérias, que aceleram o processo fermentativo.
Dessa forma, caso não esteja guardado corretamente, é comum, ainda, que a bebida ganhe de aromas desagradáveis às cores distintas.
Existe alguma posição certa?
Ao estar na adega, em casa ou no restaurante, por exemplo, a recomendação é para que o vinho esteja armazenado em locais arejados, longe da luz, com temperatura ambiente adequada até 16º C e a posição na horizontal para evitar que a garrafa resseque.
Já quando estamos falando do vinho que sobra na garrafa, a preferência é pela posição vertical (em pé).
O que fazer com o vinho que sobrou na garrafa
Além de guardar o seu rótulo preferido na posição vertical, você também deve seguir algumas outras orientações à risca se quiser que ele dure mais.
Você pode, para começar, retirar o vinho que sobrou na garrafa e colocá-lo numa garrafa menor, como uma de 175ml ou 375ml.
Colocar o vinho que sobrou na garrafa em garrafas menores é uma excelente solução para conservá-lo mais a partir do momento que, por ser menor, o objeto tem ainda menos contato com o oxigênio.
Também é possível comprar aquelas bombas de vácuo (ou vácuo vin), que tiram todo o ar da garrafa, ou seja, o seu oxigênio, e ajudam a conservar o vinho por ainda mais tempo.
No mercado de vinhos também existe um spray que contribui para a sua conservação por um maior período.
Ele deve ser pulverizado antes do fechamento da garrafa e você pode encontrá-lo na internet com o nome de “gás preservador” ou spray de argônio, componente químico insolúvel que, fique tranquilo, não irá interagir com o aroma ou sabor da garrafa.
Formas de tampar
As melhores formas de tampar um vinho depois de aberto são com vedantes de borracha ou metal. Caso não tenha nenhum desses à mão, não tem problema voltar com a mesma rolha.
Mas lembre-se: mesmo seguindo todas essas dicas, o ideal é que esse restante do líquido esteja dentro da geladeira (temperatura média de 7ºC) e seja consumido em até 2 dias, lembrando sempre que é de acordo com o estilo do vinho.
Por fim, de igual maneira, para potencializar a conservação do exemplar, vale tomar cuidado com a abertura do eletrodoméstico em excesso – se possível, guarde em outro local internamente, se possível, guardar o vinho em um local na geladeira afastado de alimentos com aromas pronunciados para evitar que se transfira certos aromas e sabores ao vinho.
Passar um pano úmido com álcool na parte externa do vidro também é bem-vindo!
Tempo de guarda se relaciona com o restante do vinho?
A resposta é não. Para não haver confusão, tenha em mente que o tempo de guarda tem relação direta com a validade do vinho.
Assim, estamos falando dele fechado, antes de ser aberto para consumo. Vale sempre olhar no rótulo as indicações do produtor sobre este assunto.
Confira abaixo os principais tempos de guarda de cada tipo de vinho antes e depois de ser aberto e consumido.
Período de guarda antes de aberto:
- Espumante: 1 a 3 anos (sem safra, branco ou rosado, Prosecco Cava simples); 3 a 6 anos (champagne NV, Cava safrada); e 6 a 15 anos (Champagne Vintage).
- Vinho branco: 1 a 3 anos (frutados e leves, branco simples); 3 a 6 anos (brancos barricados de categoria de reserva); 4 a 12 anos (grandes brancos barricados); 3 a 6 anos (late haverst simples); 6 a 20 anos (grandes brancos doces, uvas com botrytis); e 4 a 8 anos (fortificados).
- Vinho rosé: 1 a 4 anos.
- Vinho tinto: 1 a 3 anos (jovens e frutados); 3 a 7 anos (barricados, ou tipo de reserva); 6 a 25 anos (grandes tintos especiais); 3 a 7 anos (tintos fortificados simples e médios); e 7 a 15 anos (fortificados de classe).
Período de guarda após aberto:
- Espumante: de 1 a 2 dias na geladeira vedado;
- Vinho branco e vinho rosé: até 3 dias na geladeira vedado;
- Vinho tinto leves: até 3 dias na geladeira vedado;
- Vinho tinto encorpado: até 5 dias na geladeira vedado;
- Vinho do Porto e vinhos fortificados: até 20 dias na geladeira vedado.
Conseguiu aprender como guardar o vinho que sobrou na garrafa?
Fonte: Wine
Gostou do conteúdo e quer saber mais dicas? Acesse o meu portal ou ative as notificações das minhas redes sociais!