História do Pinot Grigio
Apesar da enorme fama italiana na produção de vinhos com a uva Pinot Grigio, já é um consenso de que a real origem da casta é francesa – mais precisamente na região da Borgonha.
O local de surgimento da uva causa confusão em muitos porque, embora seja de origem francesa, foram os italianos que tornaram a variedade mundialmente conhecida ao dominar a sua produção.
Com a produção em países e climas diferentes, é possível encontrar características distintas nos vinhos Pinot Grigio ou Pinot Gris – lembrando que a casta é conhecida por nomes diferentes, a depender do país de origem.
Na Itália, os maiores produtores de vinhos Pinot Grigio se concentram, principalmente, nas regiões de Trentino e Friuli, no Nordeste do país. De lá, saem rótulos com aromas mais delicados, cítricos, leves e refrescantes.
Já para quem for degustar um exemplar de vinho Pinot Gris produzido na Borgonha, na França, provavelmente vai se deparar com um rótulo mais encorpado e ácido.
Incrível entender que, uma mesma uva pode não apenas ter nomes diferentes, como resultar em sabores distintos após o cultivo e produção do vinho, não é mesmo?
Fonte: Wine
Que tal entender um pouco sobre este processo, desde o cultivo até a colheita, da produção dos vinhos tintos e dos vinhos brancos que chegam até a nossa mesa? Fique de olho nas atualizações do meu portal e das minhas redes sociais.